Como Inverter vídeos com o VirtualDub

Eu sou um aficcionado por quebra-cabeças e jogos de raciocínio. E um dos meus favoritos é o cubo de Rubik, o famoso cubo mágico.

Lá no CEFET-CE a galera teve a brilhante idéia de gravar um vídeo de trás pra frente envolvendo o cubo mágico. O truque é simles: eu pegava um cubo mágico todo arrumadinho e bagunçava em “tempo recorde”, aí era só inverter o vídeo e colocar esse fake na internet dizendo que eu era mais um nerd obeso que resolve o cubo em segundos.

Feito o vídeo. Beleza, mas como inverter? Aqui começa o tutorial:

Gosto muito do VirtualDub. O programa pode não ser o mais bonito, mas é profissional – útil e bastante leve. Sempre editei e fiz uns truques com ele, mas inverter eu nunca tinha tentado e como muita coisa nele, é preciso um código pra conseguir o efeito desejado.

O código pra inverter o vídeo é:

Reverse(AVISource(“C:\Vídeos\Cubo.avi”))

Logicamente, entre as aspas você não colocará exatamente isso e sim o endereço do seu vídeo.

E o que eu faço com esse código? Seguinte: copie e cole-o no bloco de notas. Salve o arquivo na extensão .avs e com o mesmo nome do vídeo. No exemplo aqui:

  1. O nome do meu vídeo é Cubo.avi
  2. O endereço é C:\Vídeos\Cubo.avi
  3. Então, o  meu código fica Reverse(AVISource(“C:\Vídeos\Cubo.avi”))
  4. O arquivo com o código é Cubo.avs
  5. Este arquivo está na mesma pasta do vídeo

Faça como eu fiz no exmplo acima. Agora é só abrir o VirtualDub e arrastar os dois arquivos (.avs e .avi) pra dentro dele.

PRONTO! Seu vídeo está invertido (revertido, de trás pra frente – como queira). 🙂

Não esqueça-se de salvar o arquivo final. Da seguinte maneira:

File >> Save As AVI

Algumas pessoas reclamam do tamanho final do vídeo editado. É natural que o vídeo editado seja de tamanho diferente do vídeo original.

Se aumentar muito de tamanho, não se preocupe. Para diminuir novamente o tamanho do vídeo, pode-se comprimi-lo usando um codec como o DivX.

Para adicionar o codec, faça o seguinte:

  1. Após ter feito o processo de inverter o vídeo, arrastando os arquivos, vá no menu Video >> Compression (ou pressione CTRL+P);
  2. Procure  e selecione o codec, como DivX ou XviD;
  3. Agora sim você pode salvar o seu novo vídeo.

ps.: O WordPress coloca as aspas diferentes das tradicionais que devem aparecer no bloco de notas. Portanto, se der algum erro, apague essas aspas e as digite novamente.

– Links pra downloads:

VirtualDub ffdshow / Avisynth / Meu vídeo / DivX

Qualquer duvida, não hesite em perguntar nos comentários. Abraços.

39 pensamentos sobre “Como Inverter vídeos com o VirtualDub

  1. Bem, o .avi é um formato muito comum, por isso resolvi escolhê-lo para o tutorial.
    Mas caso não seja, você pode converter (recomendo o MediaCoder).

    Se mesmo assim – por algum motivo ou outro – você ainda optar por manter o formato do vídeo, não vai ter problema em alguns casos, pois o VirtualDub suporta muitos formatos como .mpeg, .mkv e outros.

    Não fiz o teste com outros formatos pra saber se o código será exatamente o mesmo com exceção do tipo do formato, tipo: Reverse(MPGSource(”C:\Vídeos\Cubo.mpg”)) . Mas deve funcionar. Abaixo o link do forum do VirtualDub:
    http://forums.virtualdub.org/

  2. Gostei da ideia amigo, mas o unico erro cometido na sua “farsa” foi não extrair o audio primeiro e depois colar por cima, assim o audio não denunciaria facilmente sua fraude.

    “Nerd Sul-Coreano Obeso”. Hahaaaaahaha

  3. Tenho um problema quanto a última parte em que voce falava: “Agora é só abrir o VirtualDub e arrastar os dois arquivos(avs. e avi.)”.eu arrasto o meu video que o formato é mpg, mas quando eu arrasto o avs., acontece um erro! me ajude

    • Beleza.
      O problema é que o .avs é para tratar arquivos de vídeo .avi.
      Como o seu vídeo é um .mpg é esperado um conflito como esse.
      Use o próprio VirtualDub pra conveter esse .mpg para .avi – Abra o vídeo no Virtual e em “Open” escolha “Save as AVI file”.
      Agora sim o .avs funcionará direito.

  4. ok…mto bom tutorial…porem depois de reverter o video…
    eu o salvei em avi novamente para poder postalo em algum site…meu video de 1mb foi pra 300mb…
    tem solucao isso?

    • Tem, sim.
      Quando se edita um vídeo a tendência é que ele fique com um tamanho diferente, seja pra mais ou para menos.

      É estranho que o seu tenha ficado maior (bem maior!). Aqui ficou do mesmo tamanho.
      Mas faz o seguinte: antes de salvar, vai no menu “Video” -> “Compression” e escolha um codec da lista — recomendo o DivX ou o XviD. Isso vai fazer seu vídeo diminuir de tamanho.

      Mas antes disso, tenta fazer todo processo de inversão de novo, pois é realmente muito estranho que ele tenha aumentado de tamanho.
      Valeu.

  5. Eh…melhoro bastante tipo uns 295mb…hiuhaeihueahuiehaiehai
    de 1,31mb foi pra 4,24mb agora sim…
    obrigado pela ajuda todas as duvidas resolvidas…

  6. aki ta dando esse erro
    avysinth open failure:

    Script error:Syntax error
    C:\Users\noemi joelma\imagens\R.S\renato/video.avs,line 1 column 65)

    to fazendo tudo certinho!
    dentro do bloco eu colokei Reverse(AVISource(“C:\Users\noemi joelma\Videos.avi”))

    pq ta dando esse erro ? tbm da erro:cod 2

    • Pelo que eu vi, o seu vídeo chama-se Videos.avi
      Ao passo que seu código no bloco de notas é video.avs

      Coloque ambos com o ‘s’ no final ou ambos sem o ‘s’ (eles têm de ter o mesmo nome) – ou é ‘video.avi’ e ‘video.avs’ ou ‘videos.avi’ e ‘videos.avs’

      Outro problema pode ser porque você está com uma barra invertida no código (repare na última barra – […]renato/video.avs).

      Lembre-se, também, que tanto o arquivo .avs quanto o vídeo .avi têm que ficar na mesma pasta.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, comente de novo!

    • Eu precisaria de mais informações para poder te ajudar nesse impasse.

      Você fez exatamente como está no tutorial?
      Você tem os codecs de vídeo instalados direitinho no seu PC?
      Seu código está certo, mas você lembrou-se de salvá-lo no formato .avs?
      Tanto o arquivo .avs quanto o .avi estão na mesma pasta?
      Você arrastou ambos simultaneamente para dentro do VirtualDub?

      Qualquer coisa, comenta de novo.
      VLW.

  7. eu fiz tudo certinho, criei o arquivo .avs , copiei e colei trocando as aspas, coloquei o caminho do diretório certinho, mas quando eu abro o VirtualDub o vídeo abre normal sem estar revertido, pode me ajudar????

    • Quando você for salvar, o bloco de notas já apresenta na opção de nomeação do arquivo o .txt no final.
      Apaga esse .txt.
      Apaga tudo e salva com o nome_que_você_quer.avs somente.

      Se mesmo fazendo isso seu arquivo estiver com o nome.avs.txt, então você tem que fazer o seguinte: vai em Meus Documentos > Ferramentas > Opções de pasta e desmarque a opção “Ocultar extensões dos tipos de arquivos conhecidos”

      Agora o seu arquivo aparecerá com o nome completo e a extensão. Se ainda tiver o .txt no final, apague-o.

      É isso. qualquer coisa, comenta!

  8. tive o mesmo problema do rafael.. mas você respondeu ele por e-mail, então não sei como resolve.. poderia me ajudar?

    rafael:
    eu fiz tudo certinho, criei o arquivo .avs , copiei e colei trocando as aspas, coloquei o caminho do diretório certinho, mas quando eu abro o VirtualDub o vídeo abre normal sem estar revertido, pode me ajudar????

  9. Olá.
    Desculpe-me a demora em responder.

    O seu problema é exatamente igual ao do Rafael?
    Pelo que entendi, você diz que o vídeo não está revertido quando você o abre no VirtualDub.

    Mas isso é o esperado. Quando você abre o VirtualDub e joga o vídeo lá pra dentro, ele apensa te exibe o vídeo em duas telas (o original, e o modificado, ao lado).

    Você precisa arrastar para dentro do VirtualDub os dois arquivos (.avs e .avi) simultaneamente.
    Só então, ir em File > Save as… e escolher onde salvar seu novo vídeo.

    Esse vídeo novo sim, já estará revertido. Mesmo que o VirtulDub não o mostre.

    Lembre-se de usar algum codec antes de salvar, pois assim, o vídeo fica com um tamanho bem mais reduzido. – Já comentei sobre isso mais acima.

    Lembre-se ainda que os arquivos .avs e .avi devem estar na mesma pasta.

    Se aparecer algum erro no script, ele informa com uma mensagem do tipo:

    Script error:Syntax error
    C:\Users\noemi joelma\imagens\R.S\renato/video.avs,line 1 column 65)

    Caso apareça algo assim, é porque há algum erro no código do .avs.

    Espero ter ajudado.
    Qualquer dúvida mais, pode comentar.
    Valeu.

    Jedson B. Guedes
    ✝ Aeternus seruus Dei

  10. Boa tarde. Estou com um problema parecido com alguns acima. Crio o código # Reverse(AVISource(C:\Documents and Settings\fg002170\Desktop\ccq\teste.avi))# e o vídeo é teste.avi, arrasto os 2 simultâneamente para o VirtualDub, escolho a retirada do audio e um codec de vídeo para compactar, salvo o vídeo e quando rodo ele não está revertido.

    • Cara, é o seguinte, o código é esse:
      Reverse(AVISource(“C:\Vídeos\Cubo.avi”))

      Entre as aspas você não colcoa esse meu caminho, e sim, o endereço de onde está seu vídeo, como você fez.

      Seu erro memso foi só não ter posto as aspas.

      Coloca esse código:
      Reverse(AVISource(“C:\Documents and Settings\fg002170\Desktop\ccq\teste.avi”))

  11. Quando eu arrasto os dois arquivos juntos aparece a seguinte mensagem: Avi: Variable bitrate (VBR) audio detected. VBR audio in AVI is non-standard and you may encounter sync errors up to 185ms when attempting to extract WAV files or playing in some players. If this is a problem, use Full Processing mode is recommended to decompress or recompress the audio. ( This warning can be disable in Options, Preferences, AVI. bitrate: 120.9 +- 15.0 kbps

    Em seguida eu aperto Ok e o vídeo não inverteu, aparece normal.

    • Isso é só uma mensagem que o VirtualDub exibe quando você abre um vídeo que não está com as dimensões de largura e comprimento proporcionais às padrões, tipo 800×600.

      O fato de não ter invertido o vídeo seja porque você esteja visualizando o vídeo no próprio VirtualDub. Respondi o comentário de alguém, aqui no Luga de estudante, que tinha o mesmo problema.

      Quando você arrasta os arquivos, o VirtualDub não mostra o vídeo revertido.

      Quando você salva, esse novo arquivo é que estará revertido.

      Se o problema for outro, comenta de novo.
      Espero ter ajudado.

      Jedson B. Guedes
      Aeternus seruus Dei

    • Cara, já havia respondido sobre isso num comentário mais acima.
      Transcrevo-o abaixo:

      Jedson Diz:
      […]
      Quando se edita um vídeo a tendência é que ele fique com um tamanho diferente, seja pra mais ou para menos.

      É estranho que o seu tenha ficado maior (bem maior!). Aqui ficou do mesmo tamanho.
      Mas faz o seguinte: antes de salvar, vai no menu “Video” -> “Compression” e escolha um codec da lista — recomendo o DivX ou o XviD. Isso vai fazer seu vídeo diminuir de tamanho.

      Mas antes disso, tenta fazer todo processo de inversão de novo, pois é realmente muito estranho que ele tenha aumentado tanto de tamanho.
      Valeu.

      # Marcos Diz:

      Eh…melhoro bastante tipo uns 295mb…hiuhaeihueahuiehaiehai
      de 1,31mb foi pra 4,24mb agora sim…
      obrigado pela ajuda todas as duvidas resolvidas…
      ———————————–
      Espero ter ajudado.

  12. oi amigao, eu nao to conseguindo inveter meu video, e ja procurei nos comentarios, mas nenhum me ajudou, eu to fazendo da forma que vc disse, quando eu salvo o video, que vou abrir ele ta normal, o meu codigo ta ficando assim;
    Reverse(AVISource(“D:\ARQUIVOS DE BOLA\VIDEOS\MOTIVAÇAO\MENESTREL.AVI”))
    e eu o salvo assim, MENESTREL.AVS
    na mesma pasta do video, mas nao da certo.
    me ajude ai parceiro

    • Cara, pelo que eu percebi, se seu código está exatamente assim, o problema é que não há um ; no fim da função AVISource.

      Reverse(AVISource(“D:\ARQUIVOS DE BOLA\VIDEOS\MOTIVAÇAO\MENESTREL.AVI”));

      Se não for isso, comenta de novo.

  13. Funcionou belezinha !! Valeu mesmo pelas dicas. Só tive que atentar para o detalhe das aspas, que realmente mudaram e deram erro. Bastou refazê-las no arquivo .AVS, escolher uma compressão (o meu arquivo final sem compressão ficou com mais de 1GB!), salvar como .AVI e aguardar (o processo “suga” processamento prá caramba).

  14. aparece esse cdigo aqui champz
    Avisynth open failure:
    AVISource: coudn’t lovate a decompressor for fourcc mjpg (C:\Users\Bile Cachorrão\Videos\ediçao biles corporation\teta.avs, line 1)

  15. Aqui não funcionou! 😦
    Quanto tento arrastar os dois arquivos, ele apresenta erro dizendo que múltiplos arquivos não são permitidos, exceto para adição… Aparentemente ele não reconhece o .AVS como um código de execução :-(.
    Uso Win 8.

Deixe um comentário

